quinta-feira, 27 de agosto de 2009

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Internet pela rede elétrica já pode ser comercializada

internet-rede-eletrica

De acordo com a decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), anunciada na última terça-feira, 25, foi aprovada a regulamentação às distribuidoras de energia elétrica que permite a comercialização da transmissão da internet via rede elétrica. Nesta mesma regulamentação, está inclusa a permissão para fornecer sinal de TV por assinatura direto da tomada de sua casa. O processo legal para que o serviço seja oferecido deve levar cerca de 5 meses.

Conhecida como PLC, a nova forma de acesso à web já existe há cerca de dez anos e é vendida na Europa a uma velocidade de 4,5 Mbps - que deve chegar a 14 Mbps até o final do ano.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a utilização da internet por esta via, o engenheiro eletrônico Almir Meira, professor da FIAP e Faculdade Módulo, explica:

para ter acesso à tecnologia, o usuário deverá contratar o serviço da operadora credenciada para comercializá-lo e adquirir um modem compatível com a tomada elétrica. O aparelho também pode ter uma antena para transmitir o sinal por Wi-Fi

Aqui em Fortaleza, a Coelce, já inicou seus testes em alguns bairros da cidade. De acordo com a acessoria de imprensa da empresa, muitos usuários destes bairros estão ligando para a companhia afim de efetuar a contratação do serviço, que até então não estava disponível para fins comerciais.

sábado, 1 de agosto de 2009